Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

INSS amplia serviços pela internet e telefone

Usar serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem sair de casa já é uma realidade. Desde o dia 10 de julho, 90 dos 96 serviços que o instituto oferece podem ser feitos por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site ou pela Central de Atendimento 135.

Usar serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem sair de casa já é uma realidade. Desde o dia 10 de julho, 90 dos 96 serviços que o instituto oferece podem ser feitos por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site ou pela Central de Atendimento 135.

O segurado só terá que ir à agência em caso de exigência específica como na complementação de documentos ou para fazer perícia para auxílio-doença.

A nova medida vai agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera, de acordo com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Vieira. “Dessa forma estamos disponibilizando praticamente todos os serviços do INSS para a população que poderá acessá-los sem a necessidade de deslocamento para uma agência, sem a necessidade de agendamento e de enfrentar filas. Esses serviços poderão ser acessados de casa, com conforto, maior comodidade e maior velocidade”, disse Vieira.

Poderão ser feitos pela internet ou telefone serviços como pedido de aposentadoria, de salário-maternidade, agendamento de perícia médica, recurso de benefício por incapacidade e alterações de dados de contato.

O diretor de atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior, explicou que para moradores de municípios onde não há agência do INSS o serviço trará grande benefício. “Significa mais comodidade para o cidadão. O principal dos custos é o deslocamento, temos cidadão que se deslocavam duzentos, quatrocentos quilômetros para chegar a uma agência”.

Segundo o instituto, cerca de 670 mil atendimentos por mês que antes eram feitos presencialmente poderão ser realizados pela internet ou telefone.

Meu INSS

O Meu INSS é um dos produtos do INSS Digital e é acessível por meio de computador ou celular. Para utilizar os serviços é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone 135.